Contador De Visitas

online

sábado, 28 de julho de 2012

Top MetamorfoseB Super-Heróis Japoneses




Hoje no Top MetamorfoseB  chega em clima de nostalgia. E muitas saudades...

Alguns dos seriados mais marcantes da minha infância - não, isso não faz tanto tempo assim! - são japoneses. Musiquinhas cicletes, robôs esquisitos e, claro, espadas, armaduras e batalhas de isopor pra lá de épicas... E ainda nos áureos e últimos tempos da Rede Manchete (alguém lembra??)...
Como uma forma de homenegear os heróis menos favorecidos no quesito efeitos especiais, mas marcantes na vida de muitos de nós, e os bons momentos vividos na companhia desses seriados, o Pop 5ive de hoje fala sobre Super-Heróis Japoneses.

Esqueçam Cavaleiros do Zodíaco e outros mangás e animes - eles terão a sua chance. O foco aqui são seriados "reais". E como não assisti a National Kid eUltraman, por exemplo, seriados das décadas de 60 e 70 (sou um pouquinho mais novo), eles também não estarão na lista...

E vamos aos premiados:

  • JASPION (Kyojuu Tokusou Jaspion)

 "Jaspion, pela liberdade sou Jaspion... Pela igualdade, sou... Eu juro, eu juro, eu juro: não vou falhar! Jaspion"

Caramba, é só falar Jaspion que eu lembro dessa musiquinha. Eu tinha até uma fita cassete (sim, sou desses!) com a trilha sonora do seriado...

Num planeta distante, o profeta Edin encontra um garoto humano que sobreviveu à queda de uma nave espacial no planeta (não, não era o Superman). Acreditando nas profecias da Bíblia Galáctica,  Edin acha que este garoto pode ser o salvador o universo e cria o menino, dando a ele o nome de Jaspion, na esperança de que ele possa destruir o terrível Satan Goss, do Império dos Monstros.

Alguns anos depois, Jaspion aceita o seu destino e recebe de Edin seus brinquedinhos favoritos e que seriam utilizados por toda a sua vida: a armadura Metaltex, a andróide Anri e a nave espacial Daileon, que transforma-se num poderoso robô gigante. Após passarem por diversos planetas, Jaspion e Anri chegam à Terra, coincidentemente o local onde Satan Goss e seu filho MacGaren atuam. E onde começa realmente a aventura de nosso herói.

Exibido no Brasil entre 1988 e 1994 pela Rede Manchete, o seriado foi um sucesso absoluto e possui fãs até hoje! Em 2009 foi lançado o DVD com a série completa do herói, contando com os 46 episódios.

A série pode ser considerada como o primeiro grande sucesso de seriados japoneses no Brasil, superando National Kid, por exemplo. E Jaspion tornou-se o primeiro Super-Herói popstar no país, vendendo de brinquedos à LPs. Uma verdadeira febre!
---
  • CHANGEMAN (Dengeki Sentai Changeman)

O nome original da série, no Brasil, é Esquadrão Relâmpago Changeman. Mas, convenhamos, só Changeman é bem melhor!

Cinco integrantes do exército dos Defensores da Terra são banhados pela Força Terrestre e recebem os poderes de um densetsu-ju (animal lendário). Com isso, os 5 tornam-se Dragão (Change Dragon - Vermelho), Grifo (Change Griphon - Preto), Pégaso (Change Pegasus - Azul), Sereia (Change Mermaid - Branco e Rosa) e Fênix (Change Phoenix - Rosa). Com poderes especiais e o poderoso Change-Robô (cara -nada carioca, né?! -, eu adorava esses robôs gigantes!!!) o grupo lutava contra os alienígenas de Gôzma, um império galáctico liderado pelo malévolo Senhor Bazoo e sua horda de ajudantes, que queriam, pra variar, dominar a Terra.

Para quem não teve a oportunidade de ver Changeman, eles são uma espécie dePower Rangers, mas muito mais interessantes e sem as 579 versões. Na verdade, eles foram os precursores dos tais rangers...

Um detalhe que só me dei conta hoje, voltando a esse tempo não tão distante - e vendo algumas informações da série -, é que o seriado só era exibido até o episódio 52 ("A morte de Booba"), deixando os 3 últimos episódios sem exibição até meados de 1991, quando houve a exibição dos episódios 53 e 54 (A Batalha Final). Mesmo assim, o episódio 55 (Adeus, heróis do universo), só foi veiculado após toda a reprise do seriado e a 2ª exibição dos episódios 53 e 54.
---
  • JIRAIYA (Sekai Ninja Sen Jiraiya)

"Assim é ninja Jiraiyaaaaaa"
Não tem nada a ver com o personagem de Naruto, ok?! Estamos falando sobre OIncrível Ninja Jiraiya, o original!

Toha, um menino orfão, foi criado pela família Togakure, que guarda metade da inscrição que revela o esconderijo do tesouro de Pako, um objeto cobiçado por ninjas de todo o mundo e que concede superpoderes a quem o encontrar. A outra metade da inscrição está nas mãos de Dokusai e a família dos feiticeiros.

Ao lado de sua inseparável Espada Olímpica (eu tinha uma!!!), Jiraiya contava com a ajuda de Heiha Yaghiu, inicialmente uma ninja inimiga, e ninja Eminin Emiha, irmã do herói, para confrontar o Império Ninja e os feiticeiros, usando sempre frases marcantes como "Não o perdoo! Espada Olímpica!".

Exibido pela Rede Manchete entre o final da década de 80 e a primeira metade da década de 90 - com novas exibições depois disso -, a série conta com 50 capítulos. No último episódio, a Espada Olímpica é arremessada no robô Deu Jirai (outro robô inesquecível!) que a leva de volta para o Universo.
---
  • CYBERCOPS (Dennō Keisatsu Saibākoppu)

"Cyber-Força Concentrar!"
O nome original, no Brasil, é Cybercop - Os Policiais do Futuro. Afinal, quando foi criado, 1999 era bem futuro! Agora não...

Em 1999, o esquadrão especial da polícia de Tóquio, conhecido como ZAC (Zero Section Armed Constable ou Policiais Armados da Sessão Zero), cria o Cybercop, um grupo de policiais de elite com armaduras tecnológicas e futuristas, com grandes poderes. Os Cybercops, então, passam a combater a Destrap (Death Trap, no original), organização criminosa liderada pelo computador Fuhrer, uma criação de Barão Kageyama, o grande inimigo dos policiais do futuro.

Os Cybercops eram formados por Júpiter, Marte, Saturno, Mercúrio e Lucifer, sendo que Júpiter e Lucifer vieram do futuro. Lucifer era um inimigo dos policiais, mas tornou-se um aliado posteriormente. Foram exibidos 34 episódios mais 2 especiais, no início da década de 90 pela Rede Manchete, e o sucesso da série acabou gerando uma versão em história em quadrinhos.

Uma curiosidade: o golpe Cyber Onda de Choque, de Júpiter, é baseado no Meteoro de Pegasus desferido por Seiya em Cavaleiros do Zodíaco (sim, também sou fã deCavaleiros do Zodíaco!)...
---
  • JIBAN (Kidou Keiji Jiban)

Um dos primeiros quebra-cabeças (de verdade!) que ganhei - e montei - era doJiban. Aliás, ainda deve ser ainda, se eu encontrá-lo...

Jiban é, na verdade, uma espécie de Robocop japonês - sim, é uma cópia mesmo. Naoto Tamura é um policial que acaba morrendo no confronto com um dos monstros da organização Biolon. Mas, assim como em Hollywood, ele renasce como o Policial de Aço Jiban, passando a combater o grupo maligno, liderado pelo Doutor Jean Marrie.

Jiban poderia ser considerado o típico clichê brasileiro, que não aguentemos mais: AQUELE QUE NÃO DESISTE NUNCA. Afinal, ele morreu duas vezes e renasceu em ambas oportunidades, sempre com mais poderes - como o Poder Branquial. Quase um Ikki de Fênix... Opa, aí já estou falando de Cavaleiros do Zodíaco.

A série, também apresentada pela Rede Manchete, teve 50 episódios exibidos no Brasil, apesar de possuir 52 episódios. Ou seja, a Manchete não exibiu o final da série - mas estão disponíveis no Box de DVD lançado em 2011.

Outra curiosidade: Jiban é a série que sucedeu Jiraiya, sendo uma espécie de "Policial Ninja".
---
Nostalgia, saudades... Tudo isso num único post. Bons tempos passados na companhia desses heróis - e da Rede Manchete.

Enfim, foi bom reviver memórias desse período. Personagens que marcaram a vida de muitos e, que por algum momento, ficaram esquecidos. Nesse ranking não tem primeiro colocado. Tem apenas boas lembranças do passado que voltam à tona...

E você, conheceu esses heróis? Se não conheceu, não sabe o que perdeu... Corra a uma locadora - não vou fazer apologia à pirataria! - e divirta-se!

Para ficar atualizado com todas as novidades do Pop de Botequim, curta nossa página no Facebook (clicando aqui) e nos siga no Twitter (clicando aqui)! É fácil, rápido e super prático!

Sigam-nos os bons!

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More